quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

SABER A GENTE SABE...






Como ando de molho, sem poder bater perna, estou aproveitando para dar uma geral em minhas coisas antes que o início do ano letivo ponha fogo em minha vida. Então, organizando livros, papelada, revistas, comecei a ver revistas antigas para reciclar. Folheando pude ver sobre dietas e como as pessoas conseguem emagrecer. Incrível como as histórias se parecem e como as dietas são tão iguais.
Os pontos em comum são estes:
  • Deu um estalo e viu que precisava emagrecer, ou foi "estalado" por algum acontecimento vergonhoso;
  • Mudou a alimentação, que basicamente consiste em :                                                                  -Café: 1 xicara de cafe com leite desnatado com adoçante, 1 fatia de pão integral com requeijão light  -Lanche: 1 fruta (pera, maçã, banana, uva, abacaxi, ameixa)                                                                -Almoço: 3 colheres arroz, 2 de feijão, legumes, salada, 1 pedaço de carne, peixe ou frango ensopado, cozido, assado (nunca frito).                                                                                               -Lanche da Tarde: idem ao anterior, ou 3 bolachas agua e sal, maisena, ou qualquer outro sem recheio e um suco com adoçante, ou uma gelatina ou um iogurte de fruta light.                                                   -Jantar: Idem ao almoço ou um sanduiche de pão light com frango desfiado + requeijão light + tomate e ervas ou atum com uma colher sobremesa de maionese light e tomate e alface ou quem gosta uma sopa de legumes com carne moída ou frango desfiado e uma salada.                                                   -Ceia: 1 copo de leite desnatado ou uma fruta ou 1 iogurte light ou uma gelatina.
  • Iniciou a fazer uma atividade fisica, que vai desde caminhar na rua  com o Totó até dançar axé no quarto;
Incrível como todos os depoimentos são parecidos e como todas as atitudes são práticas e simples. Parece que encontraram uma fórmula, que nós queremos há muito tempo- só que não é nenhum segredo, muito pelo contrário - todos nós conhecemos e bem: é ingerir menos alimentos e gastar mais calorias. É tão simples e no entanto, nós pessoas extremamentes capazes e eficientes não conseguimos colocar em prática.
Por que nos autosabotamos? Por que queremos tanto algo e no entanto é tão dificil alcançar uma vez que sabemos exatamente o que fazer? Acredito que a recompensa  imediata da comida seja mais prazerosa do que esperar para nos recompensarmos com roupas e mimos pós emagrecimento. É tão gostoso fazer aquele doce rebolar em nossas bocas e descer suave e aveludado, e depois que desceu, desceu! Nada o faz voltar, mas aí ja é tarde...e o remorso nem adianta muito- eu pelo menos sou assim!
A auto disciplina é fundamental. Acredito que tenhamos que nos amar muuuuuito para dizermos a nós mesmos:
-Não, eu não vou comer isto! Agora será legal, mas depois vai me deixar mal- esquece eu mereço mais!!!!
É como educar criança. Vc morre de dó, mas não pode arredar o pé, pois é para o bem delas.
Talvez tenhamos que começar a educar nossa criança interior e fazê-la compreender que o prazer imediato faz sua cobrança mais tarde de um modo bastante amargo. Precisamos amar-nos muito para pegar esta criança mimada que esta em nosso íntimo e educa-la para ser um ser mais feliz e não imediatista. Saber esperar para ter uma justa recompensa.
Tente compreender esta criança. Ela deve ter algumas mágoas que a comida alivia, por isso ela te reenvindica com tanta ânsia ser atendida. Ela diz que merece por isto ou aquilo, aquele pedaço de gostosura, e voce embarca na dela. Pegue-a pelas mãos e converse com ela,  dizendo que vc deseja que ela no futuro seja uma pessoa feliz e  bem consigo mesma. Se fica muito no abstrato pra vc, pegue uma foto sua de quando era criança e pense no que gostaria de dizer e oferecer como futuro pra essa criancinha que está a sua frente. É um ótimo exercício para se conectar com o seu interior e tentar apaziguar alguns conflitos. Mas cuidado, você pode acabar se emocionando!

Beijos a todas!

Um comentário:

Renata Roque disse...

Disse tudo! Mas o mais difícil é a gente se "desapegar" da comida, a gente acaba fazendo dela uma válvula de escape ou uma compensação, e ela acaba se tornando nossa "companheira"...
O blog me ajuda a esquecer um pouco da comida, mas eu tenho q aprender a "comer pra viver, e não viver pra comer".
A luta é dura, o caminho é longo, mas vamos conseguir!

Bjs!!!

Postar um comentário